MEC alerta para prazo de entrega dos projetos de conversão de parte da dívida externa

18/08/2005 - 19h05

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília - O tempo é curto e as negociações para que parte da dívida externa do Brasil seja convertida em recursos para a educação precisam ser agilizadas. O alerta foi feito pelo chefe da assessoria internacional do Ministério da Educação, Alessandro Candeas, durante a segunda reunião do Comitê Social para a Conversão da Dívida em Educação. Ele disse esperar receber projetos concretos da sociedade antes do fim do prazo.

Segundo o secretário executivo do ministério, Jairo Jorge, ao final de 2006 a dívida brasileira estará quitada com o Clube de Paris, que reúne 13 países e ao qual o Brasil deve cerca de R$ 6 bilhões. Desse total, o valor que pode ser convertido é de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. As negociações estão mais avançadas com a Espanha, acrescentou, mas ainda neste mês serão apresentados projetos para a Alemanha.

Das 60 entidades do Comitê, a Pastoral da Criança deverá apresentar projetos relacionados à alfabetização de adultos e jovens. E a Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes) pretende entregar projetos voltados para a proteção de pobres, negros e indígenas, incluindo bolsas de estudo, estímulo à pesquisa universitária e acesso ao desenvolvimento tecnológico.

Com informações do Ministério da Educação