Agências do INSS que ficaram fechadas ontem voltam a funcionar, afima sindicato

18/08/2005 - 13h49

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que ficaram fechadas ontem vão abrir normalmente para atendimento hoje (18), afirma a diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Miraci Astun. Segundo ela, o atendimento não foi normalizado porque, em alguns estados, os sindicatos não conseguiram mobilizar os servidores para retornar ao trabalho. O acordo que prevê o fim da greve determinou que as agências de todo o Brasil voltassem a funcionar no dia 17.

Uma exceção a esse acordo, segundo Miraci, é o estado do Rio de Janeiro. Os servidores do INSS no Rio permanecem em greve e marcaram nova assembléia para sexta-feira. "Até lá não devem voltar ao trabalho", afirma Miraci. Os servidores de Santa Catarina, que também não haviam encerrado a paralisação, realizaram assembléia ontem e decidiram voltar a funcionar hoje.

Após 76 dias de greve, os servidores do INSS firmaram acordo com o governo, que concordou em repor salários cortados e reajustar as gratificações fixas e variáveis. Para Miraci, "não foi um excelente acordo", mas o documento tem um ponto fundamental para os servidores que é a implementação de um plano de carreira. Ela afirma que o cronograma prevê que o acordo comece a ser elaborado em outubro e esteja finalizado em junho de 2006.