Postos do INSS em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul só reabrirão na quinta-feira

16/08/2005 - 20h28

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Minas Gerais e Rio Grande do Sul abrirão somente na quinta-feira (18). A decisão é das assembléias estaduais dos servidores e dos sindicatos da Previdência Social nessas regiões. E contraria o acordo feito entre o governo federal e o comando de greve na última sexta-feira (12), quando ficou acertado que o grupo voltaria ao trabalho amanhã (17), em troca de não ter descontos salariais.

O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Pedro Totti, explica que existem dois motivos para que o grupo não volte ao trabalho amanhã. O primeiro, segundo ele, é a atualização das senhas de acesso aos sistemas da Previdência Social, "que expiram a cada 45 dias". O segundo é que os representantes dos servidores dos dois estados terão reuniões amanhã com os superintendentes regionais do INSS. Nesses encontros deverá ficar definido como e quando o pagamento salarial dos servidores será efetuado.

A deliberação de adiar o retorno ao trabalho passará, ainda, pela assembléia nacional dos trabalhadores, prevista para esta noite em Brasília.