Alta nas vendas do comércio ainda não representa retomada, aponta IBGE

16/08/2005 - 15h13

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio – Embora as vendas no comércio varejista estejam apresentando altas nos últimos meses, ainda é cedo para assegurar uma tendência de retomada do setor. A afirmação é do economista da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira. "A gente tem que esperar um pouco porque não tem como assegurar que seja uma tendência de retomada. O que a gente observa é que os números são positivos", analisou.

No resultado da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada hoje pelo IBGE, o aumento no volume das vendas em junho em relação ao mesmo mês de 2004 ficou em 5,31%. Esse é o décimo nono resultado positivo em períodos consecutivos.

Como o ano de 2004 apresentou resultados elevados tanto de comércio quanto de crescimento econômico, Reinaldo Pereira afirmou que este é mais um fator para ter cautela em afirmar que existe a tendência de retomada do comércio. "A base de comparação, que é o ano 2004, ainda é uma base elevada, é uma base muito forte. Então temos que aguardar os próximos resultados da pesquisa para dar essa afirmação", concluiu.