Mais de 4 mil pessoas já passaram pelo velório de Arraes

14/08/2005 - 10h29

Aline Bastos
Repórter da TV Nacional

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O corpo do deputado federal e presidente nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Miguel Arraes de Alencar, está sendo velado no Palácio Campo das Princesas, na capital pernambucana. Segundo a polícia militar, mais de 4.500 pessoas já visitaram o local e esse número deve aumentar porque são esperadas caravanas de populares vindos do interior do estado.

A movimentação é intensa para dar o último adeus a Arraes, que já foi prefeito do Recife e, por três vezes, governador de Pernambuco. A trajetária do político é conhecida pela ligação às causas sociais.

O presidente Lula já está em Recife e deve chegar a qualquer momento para participar do velório de Miguel Arraes. O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Educardo Campos, neto de Miguel Arraes, está ao lado do caixão coberto com as bandeiras brasileira e pernambucana e, com a imagem de Padre Cícero. O enterro está marcado para às 16h.

Toda a área do palácio foi isolada e o acesso do público ao velório está sendo realizado com apoio de policiais militares. Do lado de fora do prédio foram instaladas equipes de socorristas do corpo de bombeiros, para possibilitar atendimentos de emergência, caso seja necessário.

Mais de 60 coroas de flores foram enviadas aos familiares do ex-governador, uma delas inclusive em nome do presidente de Cuba, Fidel Castro. O governador Jarbas Vasconcelos, que se encontra em viagem oficial de 10 dias a Coréia, colocou a estrutura do estado à disposição da família e divulgou nota dizendo que Arraes marcou a história política de Pernambuco e do Brasil, abrindo espaço para os movimentos populares.

O governo federal, o governo de Pernambuco e as prefeituras de Recife e Olinda decretaram luto oficial em homenagem ao líder político.