Incra-RS inicia amanhã vistoria de terras para reforma agrária no estado

09/08/2005 - 9h28

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre - O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) inicia nesta semana a vistoria de terras para fins de reforma agrária em fazendas do Rio Grande do Sul. O trabalho deve começar amanhã (10) pela Agropecuária e Cabanha Dragão, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Desde o dia 27 de junho a área está ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo a superintendência estadual do Instituto, foi publicado ontem em jornais gaúchos de grande circulação o terceiro edital de notificação do proprietário e do administrador da massa falida da Granja Três Pinheiros, em Sananduva, no Nordeste do estado, a próxima a ser vistoriada. A área, controlada pelo Banco do Brasil, tem cerca de 1,5 mil hectares no total e foi ocupada no mês passado por mais de 700 famílias de trabalhadores sem-terra, que já deixaram o local.

No caso de Eldorado do Sul, as notificações foram publicadas na semana passada, e o fiel depositário dos bens também foi citado. "Os técnicos do instituto poderão vistoriar o local, pois já foi decorrido prazo legal de 72 horas após as notificações", explicou o superintende regional do Incra, Angelo Menegat.

Ele informou que o Incra tem interesse na propriedade de 760 hectares, que está seqüestrada judicialmente devido a processos criminais envolvendo seu antigo administrador. A fazenda permanece ocupada por cerca de 350 famílias de trabalhadores sem-terra.