Defesa Civil alerta sobre queda de temperatura em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro

09/08/2005 - 16h09

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional enviou alerta à Defesa Civil de São Paulo sobre a possível ocorrência, hoje (9), de chuvas de longa duração no sul do estado. Com a chuva, aumenta o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras. É recomendável que a população evite a permanência em áreas de risco, como zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas.

A Sedec fez também alerta sobre a previsão de queda de temperatura amanhã (10) nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, recomendando que, neste dia, os moradores de rua recebam abrigo do frio. No leste de São Paulo, a temperatura mínima deverá variar entre 5 e 8 graus Celsius, nas áreas mais altas, e entre 10 e 13 graus, nas outras regiões. Em todo o estado do Rio de Janeiro, a temperatura deverá variar entre 7 e 11 graus, nas regiões de maior altitude, e entre 13 e 16, nas demais áreas. No sul de Minas Gerais, a temperatura deve variar entre 5 e 10 graus.

Nos estados, a Defesa Civil pode orientar o cidadão sobre como se proteger de eventos meteorológicos extremos. A Sedec divulga alertas para evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) orientaram o envio de alertas sobre chuvas de longa duração em São Paulo e queda de temperatura no leste paulista, no sul mineiro e no Rio de Janeiro.

Com informações do Ministério da Integração Nacional