Em feira, empresários discutem como aumentar competitividade do setor de móveis

01/08/2005 - 20h03

Érica Sato
Da Agência Brasil

São Paulo – Teve início hoje (1º) a 24ª Feira Internacional de Vendas e Exportação de Móveis (Fenavem). O evento discutiu, como parte do programa Fóruns de Competitividade, como criar atividades que aumentem a capacidade de competição dos setores produtivos.

Presente à abertura, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan elogiou "essa vitalidade do setor exportador brasileiro, com a diversificação de produtos e mercados".

Furlan, que também é presidente do Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirmou que o financiamento de máquinas e equipamentos importados faz parte da pauta de discussões do conselho e que o setor de móveis será incluído. A promoção das exportações, outra questão que o ministro diz considerar importante, será feita a fim de promover o produto e o design brasileiros, projetando o setor nas variadas regiões do mundo.

A concentração do setor nas regiões Sul e Sudeste e das matérias-primas nas regiões Centro-Oeste e Norte acarretam aumentos nos custos e o frete passa a onerar o preço dos móveis, pois neste caso o volume é mais importante do que peso desses produtos. Para minimizar esse aumento nos preços, uma das ações do ministério é "reduzir os gargalos portuários e dar um trânsito aduaneiro mais rápido aos containers", escoando os produtos brasileiros para o exterior.

A feira internacional do setor de móveis acontece até 5 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.