Severino diz que fará o possível para agilizar votação da Lei da Microempresa

25/04/2005 - 19h50

Recife, 25/04/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou hoje, ao ser homenageado na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), que fará o possível para agilizar a votação do projeto de lei da microempresa, que está em tramitação no Congresso Nacional. De acordo com o parlamentar, o setor, responsável pela geração de 60% dos empregos formais, precisa melhorar as condições para se modernizar, crescer e gerar desenvolvimento.

"Eu vejo na micro e pequena empresa o grande esteio, a sustentação que podemos ter", disse o deputado. Ele deu como exemplo o que ocorreu na Itália do pós-guerra. "O país saiu destroçado, sem nenhuma perspectiva, mas devido ao forte apoio dado à micro e à pequena empresas, a economia da Itália se destaca como uma das maiores do mundo", afirmou Severino Cavalcanti.

Durante a homenagem, o presidente da Fiepe, Jorge Corte Real, entregou a Severino Cavalcanti dois manifestos assinados por várias entidades representativas da indústria pernambucana. Os documentos alertam sobre o impacto negativo na produção e na economia, em função da elevada carga tributária vigente no país e do reajuste de 34,11% na tarifa de energia elétrica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), previsto para vigorar em maio. De acordo com os manifestos, as atividades produtivas de Pernambuco serão prejudicadas no lado da oferta de seus produtos, uma vez que a energia elétrica é um insumo com peso expressivo na composição dos custos da produção.

Sobre esse tema, Severino Cavalcanti disse que o reajuste é contrário ao desenvolvimento do estado e defendeu uma mobilização coletiva para impedir que o aumento seja concretizado.

Questionado sobre uma afirmação que teria feito em Goiana, na zona da Mata de Pernambuco, de que o presidente Lula estaria isolado, Cavalcanti explicou: "Quis dizer que Lula precisa procurar um melhor entendimento com os parlamentares da base aliada, que dão sustentação ao governo, na Câmara dos Deputados.

Severino Cavalcanti viaja amanhã (26) para Natal.