Passam bem pacientes que receberam células-tronco em cirurgias pioneiras no Nordeste

23/04/2005 - 10h37

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Já receberam alta médica e se recuperam bem os dois pernambucanos submetidos na última quinta-feira (21) às primeiras cirurgias com uso de células-tronco no Nordeste. Os dois procedimentos, destinados a restabelecer lesões em nervos periféricos, foram realizados gratuitamente no Hospital SOS Mãos.

Os beneficiados foram Edson Xavier, de 18 anos, que teve os movimentos do braço comprometidos em função de um acidente de moto, e Redivaldo Silva, de 37 anos, acidentado na mão direita com vidro de um espelho. Os dois vão fazer tratamento complementar com fisioterapia, nos próximos meses.

As cirurgias, realizadas pelos médicos Mauri Cortez e Rui Ferreira, foram orientadas pelo cirurgião gaúcho Jefferson Braga, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pioneiro no país na aplicação da técnica.

Braga explicou que esse tipo de procedimento, que utiliza células-tronco retiradas do sangue da medula óssea dos próprios pacientes, se destina a pessoas que sofreram perda de um segmento do nervo, principalmente por acidente. "A finalidade é promover a regeneração nervosa para melhorar a sensibilidade e a motricidade", destacou.

Os médicos Mauri Cortez e Rui Ferreira, diretores do SOS Mãos, vão apresentar ao ministro da Saúde, Humberto Costa, proposta para que o hospital particular seja credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para fazer outros procedimentos semelhantes, de modo a beneficiar um maior número de pessoas.