Serpro e Inpi desenvolverão sistema para agilizar registro de marcas e patentes

14/04/2005 - 21h30

Rio, 14/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) contratou o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para desenvolver um sistema de informática adequado à legislação e às necessidades do país, com o objetivo de tornar mais eficiente e rápido o processo de registro de marcas e patentes.

De acordo com a assessoria do Instituto, serão buscadas soluções em outros países para reduzir o prazo de registro. O órgão possui, atualmente, um estoque de 500 mil pedidos de registro e a demora é de até cinco anos e meio, o que gera atraso às atividades comerciais.

O contrato prevê a criação de um sistema informatizado que permitirá acelerar o processo e também melhorar a qualidade do exame, além de controlar a pirataria de marcas.

A primeira missão conjunta do Instituto e do Serpro será a visita, a partir de segunda-feira (18), à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), em Genebra (Suíça) e ao escritório norte-americano de patentes (USPTO), em Washington. A comissão oficial será formada pela diretora de Marcas do Inpi, Therezinha de Jesus Guimarães, pelo diretor do Serpro, Antonio Sérgio Cangiano, e por técnicos dos dois órgãos.