Palocci diz que novos títulos podem aproximar agronegócio do mercado de capitais

14/04/2005 - 15h27

Elisangela Cordeiro
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O lançamento de títulos privados para financiamento agrícola irá aproximar o agronegócio do mercado de capitais, afirmou, há pouco, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em discurso no seminário Novos Instrumentos Privados para o financiamento ao Agronegócio. Cinco títulos foram criados, sendo três direcionados ao financiamento da produção agrícolas e dois para comercialização.

"Com o desenvolvimento do mercado de opções privadas, o produtor passará a ter condições de planejar melhor a sua renda futura e, com isso, acessar alternativas privadas de financiamento para seu investimento", disse Palocci, que deixou o evento sem falar com a imprensa. Palocci viaja hoje aos Estados Unidos para participar das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Ivan Wedekin, que também participou do seminário, disse que a expectativa é atrair R$ 30 bilhões de recursos novos para financiar o crescimento e a expansão do agronegócio "num horizonte de dois ou três anos".

Wedekin não quis comentar a ação do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que invadiu hoje o prédio do Ministério da Fazenda. O secretário limitou-se a dizer que o Ministério da Agricultura defende a cidadania e o respeito à lei por todos os cidadãos e organizações.