Moradores do Alto Solimões poderão ouvir português nas rádios

14/04/2005 - 15h32

Thais Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Tabatinga (AM) - Nas ruas de Tabatinga, cidade do sudoeste do Amazonas, na fronteira com a Colômbia, se ouve tanto o português quanto o espanhol. Nas rádios, porém, o idioma hispânico predomina – os moradores mal conseguem sintonizar as rádios brasileiras e escutam principalmente as duas emissoras de Letícia, cidade colombiana vizinha: a Ondas de la Amazônia e a Tropicana Esteril. Mas em novembro deste ano essa situação deve mudar: a antiga Rádio Nacional de Tabatinga será reestruturada e voltará a funcionar, cobrindo, em um raio de 450 km, toda Mesorregião do Alto Solimões.

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, chegaram há pouco a Tabatinga. As 14h30 (16h30, horário de Brasília), eles lançarão na arquidiocese o projeto Sistema de Comunicação da Mesorregião do Alto Solimões. Além da Rádio Mesorregional de Tabatinga (AM), serão criadas rádios educativas (FM) nos nove municípios que compõem a mesorregiao: Amatura, Atalaia do Norte, Benjamín Constant, Fonte Boa, Jutai, Santo Antonio do Ica, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins.

Essas emissoras terão cobertura urbana, com alcance de 35 km, e estarão integradas a rádio mesorregional – que, por sua vez, retransmitira parte da programação da Radiobrás. Aproximadamente 190 mil habitantes, uma área amazonense de 200 mil quilômetros quadrados, receberão notícias brasileiras e também produzirão informação local.

O motorista brasileiro Álvaro Gonzalez, que mora há 30 anos em Tabatinga, aguarda com ansiedade a inauguração da Rádio AM de Tabatinga. "Vai ser bom saber o que acontece no restante do país". A estudante colombiana Guri Coelho, que mora em Letícia, também tem interesse em noticias brasileiras. "Para nós é bom ter dados do Brasil, saber se a economia de lá vai bem, porque isso afeta diretamente nosso comércio", justificou ela.

A integração regional faz parte do espírito do Alto Solimões. Enquanto a reportagem da Radiobrás entrevistava Guri no bar onde ela trabalha, a música ambiente era um brega brasileiro, da banda paranaense Calipso. A água que a estudante serviu, da marca Yarina, trazia no rótulo os seguintes dizeres "Letícia – Amazonas – Brasil".

Todo o Sistema de Comunicação da Mesorregião do Alto Solimões será administrado com participação da sociedade civil organizada, por meio de Conselhos de Gestão Municipal (no caso das rádios educativas) e de um Conselho Mesorregional (para a rádio AM de Tabatinga). Para auxiliar na criação dos conselhos e no funcionamento das rádios educativas, cinco lideranças de cada um dos nove municípios receberão da Radiobrás, ainda neste semestre, capacitação em gestão, jornalismo e técnica operacional.

A reestruturação da Rádio AM de Tabatinga e a formação dos conselhos municipais e mesorregional de gestão já tem verbas garantidas pelo Ministério da Integração Nacional, da ordem de R$ 1 milhão.