Técnicos da Receita Federal em São Paulo aderem à greve de advertência

07/04/2005 - 12h10

Fábio Calvetti
da Agência Brasil

São Paulo - Cerca de 2 mil técnicos da Receita Federal fazem greve de advertência nesta quinta-feira (7) no estado de São Paulo. Os servidores reivindicam maior participação nas discussões da criação da Super-Receita, um projeto do governo para unificar todos os órgãos que integram a administração tributária em uma única entidade.

"A princípio, o sindicato não é contra a criação da Super-Receita. O que o sindicato quer é discutir justamente a criação. Você não cria um órgão com uma superestrutura como esta sem discutir com os intervenientes do processo, ou seja os servidores de carreira", afirma José Henrique Pereira, coordenador do SindiReceita em São Paulo.

Segundo Pereira, se a reivindicação não for atendida, os servidores da Receita poderão entrar em greve por tempo indeterminado. Em São Paulo, há trinta Centros de Atendimento ao Contribuinte que emitem cerca de mil CPFs diariamente. Hoje, eles estão atendendo apenas idosos, deficientes físicos, gestantes e cidadãos em último dia de prazo para documentação.

Os técnicos da Receita de todo o país estão paralisados hoje, durante o chamado Dia Nacional de Advertência. Ele argumentam que a criação da Super-Receita não apresenta garantias para os mais de 20 mil servidores.