Polícia Federal apreende em Osasco armas de organização criminosa

07/04/2005 - 17h19

Paulo Montoia
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Um paiol de armas da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi descoberto e desmantelado hoje por agentes da Polícia Federal (PF) de São Paulo, em residência da periferia de Osasco, na região metropolitana. A informação foi dada pela Superintendência da PF e as investigações que levaram à descoberta do paiol foram realizadas pela Delegacia de Repressão ao Tráfico Ilícito de Armas da própria unidade.

O inventário dos armamentos recolhidos é extenso: uma metralhadora de origem checa; duas escopetas; duas carabinas; duas espingardas; cinco bombas de gás que podem ser acopladas a fuzis no lançamento de granadas; uma mira telescópica; cinco pistolas; oito revólveres e mais de mil munições de calibres variados. Além do material bélico, foram recolhidos um "caderno de contabilidade do PCC", rádios que atuam na freqüência da polícia, computadores do tipo laptop, máquinas fotográficas profissionais, filmadoras e celulares.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) é uma organização clandestina que promoveu rebeliões em série nos presídios paulistas no início de 2001. A organização seria uma ramificação de grupos de tráfico de drogas e armas do Rio de Janeiro, como Comando Vermelho e Terceiro Comando.

Durante a operação, foi presa a pessoa que cuidava dos armamentos, identificada como Eliana Aparecida Covolo, de 34 anos, que foi levada à sede da PF paulistana.