Pernambuco realizará campanha de vacinação contra tétano neonatal na última semana de abril

02/04/2005 - 10h22

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Mulheres grávidas e em idade fértil (de 15 a 49 anos) de 147 municípios de Pernambuco estão sendo incentivadas a tomar vacina contra tétano neonatal nos postos de saúde do estado. A campanha, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde, será intensificada de 25 de abril a 7 de maio e visa prevenir a doença, produzida por toxinas que se concentram no coto do cordão umbilical após o parto realizado sem assepsia adequada.

De acordo com a chefe do Programa de Apoio à Imunização do governo pernambucano, Ivone Ferreira, 50% dos bebês que contraem a enfermidade acabam morrendo. A doença deixa a criança com febre, dificuldade de mamar e rigidez na musculatura. Para garantir a imunização contra o mal, são necessárias três doses da vacina, com intervalos de 60 dias. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 818.162 mulheres em todo o estado.

Dados do Ministério da Saúde indicam que os casos de tétano neonatal no Brasil vêm sendo reduzidos drasticamente. Em 1983 foram registradas setecentas ocorrências. Vinte anos depois, em 2003, apenas 15 casos foram notificados. Em Pernambuco, a Secretaria de Saúde registrou no ano passado dois casos da doença, um no município de Paudalho e outro em Jaboatão dos Guararapes.