MP 232 será quase toda extinta, afirma Severino Cavalcanti

17/03/2005 - 18h24

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou hoje (17), depois de almoçar com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que a Medida Provisória 232 será quase toda extinta porque o ministro tem muita sensisbilidade e atendeu os apelos da sociedade. "Vamos avançar muito. Vamos ter certeza de que a sociedade vai ser bem aquinhoada, porque o ministro tem muita sensibilidade e atendeu os reclamos da sociedade", disse Cavalcanti, ao chegar à Câmara, depois do encontro com Palocci.

"Está quase extinta a MP 232. Vai ficar muito pouca coisa", disse Cavalcanti, respondendo sobre o que vai mudar na medida provisória. A MP 232, que passa a trancar a pauta de votações da Câmara no dia 31 deste mês, corrige a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física em 10% e eleva os tributos das empresas prestadoras de serviços, agricultores e empresas brasileiras com filiais no exterior.

O presidente da Câmara também anunciou que acertou com o ministro uma reunião deles (Palocci e Cavalcanti) com os governadores, terça-feira próxima (22) para discutir pontos da emenda da reforma tributária que está na pauta de votações. "Vou fazer os convites para os governadores terem, na terça-feira, um encontro com o ministro Palocci e sua equipe", disse. A reunião vinha sendo combinada pelo deputado com o ministro para que os governadores e a equipe econômica busquem o entendimento para votação da reforma tributária.

Severino Cavalcanti já avisou que, com ou sem acordo, coloca em votação a emenda da reforma tributária no próximo dia 29. Mesmo assim, o parlamentar está organizando reuniões e conversas para buscar um entendimento que viabilize a aprovação da emenda pela Câmara.