Forças Armadas acertam apoio à intervenção federal na saúde do Rio

17/03/2005 - 20h18

Rio - As Forças Armadas acertaram hoje (17) os detalhes de sua ajuda à intervenção federal na saúde do Rio. Os militares vão ajudar com medicamentos, exames, leitos e ambulatórios. Segundo o coordenador da intervenção, Sérgio Côrtes, Exército, Marinha e Aeronáutica proporcionarão, a partir de segunda-feira (21), 1.100 atendimentos ambulatoriais por dia, a fim de reduzir o número de pacientes nas emergências dos hospitais cariocas.

Além disso, serão disponibilizados 27 leitos clínicos, cirúrgicos e de terapia intensiva. O auxílio das Forças Armadas será feito tanto em suas próprias unidades de saúde, quanto em hospitais de campanha, que devem ser implantados no centro e zona oeste da cidade.

Côrtes disse ainda que o Instituto de Biologia do Exército realizará mil exames laboratoriais por dia. "Nunca vi uma movimentação como essa. Em 48 horas, conseguimos disponibilizar mais de mil atendimentos de ambulatório por dia, com ajuda das Forças Armadas", afirmou. O interventor do Ministério da Saúde disse, porém, que a ajuda é provisória e deve ser mantida apenas enquanto não houver uma solução para a crise.

Hoje, Côrtes anunciou também que a Prefeitura do Rio ainda não entregou os kits laboratoriais ao Hospital Souza Aguiar. Se a entrega não for feita até amanhã (a8), o laboratório poderá ser fechado. O Ministério da Saúde já disse que acionará a Justiça, visto que a entrega estava garantida através por liminar judicial.