Deputado desiste da relatoria de CPI sobre privatizações no setor elétrico

17/03/2005 - 21h30

Brasília, 17/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) desistiu da relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara destinada a investigar supostas irregularidades nas privatizações do setor elétrico e o papel do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no processo.

O anúncio foi feito no início da noite, no Plenário: "Comecei a sentir uma energia extremamente negativa hoje na CPI. Senti que as coisas ali não vão andar certo. Senti-me à vontade para desistir da relatoria."

O futuro presidente da CPI, deputado João Pizzolatti (PP-SC), havia afirmado que o deputado peemedebista enfrentava resistências entre os integrantes da comissão. "Não posso começar os trabalhos com um relator em quem todos têm reparos, preocupação", disse Pizzolatti. O próprio Wladimir Costa disse que vários deputados eram contrários à sua indicação para a relatoria. E acrescentou: "Quero fazer parte de uma CPI e não de uma ação entre amigos. Se eu fosse o relator, exigiria que, comprovadas as denúncias de falcatruas, os envolvidos prestassem contas na Justiça."

Pelo critério de rodízio, caberá ao líder do PMDB, deputado José Borba (PR), indicar um nome do partido para relatar os trabalhos da CPI, que deverá ser instalada na próxima semana.