Procon DF elogia iniciativa da Anatel em ranquear operadoras de telefonia móvel com piores serviços

12/03/2005 - 12h41

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A diretora do Procon do Distrito Federal, Maria Dagmar de Freitas, elogiou neste sábado (12) a iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de divulgar semanalmente o ranking dos piores serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel do país. "Estou surpresa e feliz com a iniciativa, porque a Anatel está tomando medidas que dão mais visibilidade à má prestação dos serviços das empresas de telefonia móvel", disse Dagmar.

"Tomara que a iniciativa da Agência não seja apenas fogo de palha", disse Dagmar, ao afirmar que a Anatel vem recebendo reclamações sobre os serviços de telefonia móvel dos Procons de todo o Brasil. Segundo ela, esses serviços são alvos de muitas reclamações dos consumidores em todo o país. A maioria das queixas é sobre a qualidade dos serviços, ruim quanto à área de cobertura, congestionamento nas ligações e cobranças indevidas.

No Distrito Federal, segundo a diretora do Procon, algumas operadoras do serviço móvel vêm sendo punidas pela qualidade dos serviços em virtude das reclamações dos usuários. "O Procon puniu a operadora Vivo, em 2004, fechando as lojas da empresa que, depois de atender as exigências, foram reabertas. Neste ano, 2005, o Procon determinou o fechamento das lojas da operadora Claro, que apresentou o maior número de reclamações. A Claro ainda não resolveu os problemas", informou Dagmar de Freitas.

Pela pesquisa divulgada pela Anatel as prestadoras com maiores números de reclamações são primeiro a Brasil Telecom, segundo a Claro, terceiro Tim, Vivo e Oi, em quarto estão empatadas Telemig Celular, Amazônia Celular e CTBC Telecom, e em quinto lugar está a Sercomtel.