Palocci não vê como críticas reclamações de Rossetto sobre cortes no Orçamento

01/03/2005 - 16h57

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse hoje que não considera uma crítica as reclamações feitas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, sobre os cortes no Orçamento. "Não vemos como crítica, mas como expectativas do setor agrário por mais recursos. São legítimas. Acredito que foi feito um trabalho muito bom na questão dos pequenos produtores no Brasil", afirmou o ministro.

Palocci enfatizou que é preciso olhar os dados da reforma agrária e dos financiamentos agrícolas para os pequenos produtores. Segundo ele, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aumentou mais de 100% na última safra e deve repetir a performance neste ano.

O ministro também disse que a estrutura agrária dos pequenos agricultores está totalmente modificada e não se tem mais uma conta onde se assentavam 50 mil pessoas e 100 mil deixavam o campo.

"Essa tendência está totalmente revertida, na medida em que não se faz mais assentamento neste momento, mas se fornece uma quantidade e uma qualidade de financiamento para sustentar as famílias no campo", ressaltou.

Palocci afirmou, ainda, que vê como sadia e respeitável a crítica dos setores que lidam com a reforma agrária. Segundo ele, existe interesse de equacionar todas as questões, mas o papel da equipe econômica não é fácil, porque tem que equilibrar a redução de carga tributária e a reivindicação de novos recursos.