Lucro do BNDES em 2004 bate novo recorde e supera em 44% o anterior

01/03/2005 - 17h50

Rio, 1º/3/2005 (Agência Brasil - ABr) - O desempenho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2004, divulgado hoje, aponta um lucro recorde de R$ 1,498 bilhão, superior em 44% ao obtido no ano anterior – R$ 1,038 bilhão, também um recorde.

Segundo o diretor financeiro do BNDES, Carlos Kawall, esse lucro pode ser explicado em grande parte pelo resultado da carteira de renda variável da instituição, administrada por sua subsidiária BNDESPar. "A carteira envolve uma série de empresas que, refletindo o desempenho muito favorável da economia em 2004, também tiveram resultados expressivos" e beneficiaram a instituição como acionista. Petrobras e Companhia Vale do Rio Doce são algumas empresas de grande porte em que o BNDES possui participações.

O resultado em 2004, para Carlos Kawall, reforça a base de capital da instituição. "Dentro das normas vigentes, isso dá mais espaço para, nos próximos anos, poder elevar as operações de crédito, como é normal em qualquer instituição – banco ou empresa", afirmou. No caso de um banco de desenvolvimento, o diretor frisou que é necessário ter um resultado favorável como o do ano passado para garantir a continuidade das operações, "já que o fim do BNDES não é a lucratividade".

O diretor também apostou que o BNDES terá lucro neste ano, porque "se ele depende do crescimento da economia e da rentabilidade das empresas, nós estamos vendo aí sinais promissores, otimistas, em termos de intenção de investimentos das empresas".