Saltador brasileiro não passa à final do Mundial de Barcelona por 1,62 pontos

16/07/2003 - 12h48

Brasília, 16/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Por 1.62 pontos, o saltador brasileiro César Castro não passou à final do trampolim de 3 metros no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona. As semifinais foram realizadas ontem (15) na Piscina Municipal de Montjuic. Apenas 12 disputam a final da prova e o atleta brasileiro terminou em 13º , com 614.85 pontos, após um pequeno erro no primeiro da série de cinco saltos, quando seus pés tocaram a ponta do trampolim. O inglês Mark Shipman, o 12º , somou 616.47. Caso tivesse conseguido ser finalista, César seria o primeiro brasileiro confirmado nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

"Estes 1.62 pontos ficarão na memória. Sei que posso saltar muito melhor e poderia ter entrado e com uma boa colocação não fosse por essa falha logo no primeiro salto. Ainda posso conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos em janeiro, em Atenas, na Copa do Mundo que servirá como Pré Olímpico. Fora os 12 finalistas do Mundial, entram ainda os 22 atletas que disputarão em Atenas. Agora é esquecer este resultado e treinar para os Jogos Pan-Americanos, que estão muito perto. Pelo que vimos neste Mundial, os jogos serão difíceis", disse César.

Outro a ficar fora da final em Barcelona foi o mexicano Fernando Platas. Medalha de bronze dos 3 metros na Olimpíada de Sydney, Platas terminou em 15º lugar. O atleta mexicano está sempre no pódio das principais competições e na Super Final da modalidade, que é realizada após as etapas do Grand Prix de Saltos Ornamentais. Fernando Platas é um dos principais rivais de César no Pan-Americano.

Assim como a ausência de Platas, a não participação do brasileiro na final surpreendeu a todos, pois ele passou nas eliminatórias com a 8ª colocação e foi duas vezes quarto do mundo na Super Final do Grand Prix da Federação Internacional de Natação (2002 e 2003). "Infelizmente, desta vez não deu. Mas tanto eu quanto o Platas podemos competir muito melhor", afirmou César.

As gêmeas Carolina e Isabela de Moraes também ficaram por um, ou seja, terminaram em 13º, com 90.334 pontos, e por uma posição não passaram à final do dueto. As irmãs gêmeas apresentaram coreografia livre em cima do tema "Trenzinho Caipira", de Villa-Lobos. No entanto, as duas tiveram melhor resultado que as mexicanas Nara Falcon e Olga Vargas, 17º lugar, com 85.500 pontos. Nara e Olga deverão disputar o bronze com Isabela e Carolina nos Jogos Pan-Americanos.