Ciro Gomes critica posição da Petrobras de não construir nova refinaria

16/07/2003 - 11h09

Rio, 16/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, criticou hoje a Petrobras por não construir uma nova refinaria no país, optando pela ampliação das que já existem. Para o ministro, os estados ficam discutindo o endereço da refinaria, enquanto a empresa já se decidiu sobre o assunto. "Olhando num viés de preconceito, um preconceito complexo, a Petrobras, dando satisfação de seus padrões de eficiência curtoprazista, olhando a relação custo benefício entre expandir, porque os custos fixos já estão dados, ela posterga por mais cinco, seis, oito anos a necessidade de uma nova planta", disse o ministro.

Ciro Gomes classificou como belíssima a campanha do Rio de Janeiro pela construção de uma refinaria no estado, destacando que a iniciativa vem se repetindo no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia, mas que a Petrobrás insiste em dizer que uma nova refinaria não está nos seus planos.

O ministro participa nesta capital do seminário "Infraestrutura logística como fator de desenvolvimento", promovido pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro.