Aznar propõe a Lula plano bianual de ação estratégica entra Brasil e Espanha

16/07/2003 - 15h09

Brasília, 16/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente espanhol, José Maria Aznar, anunciou hoje, em Madri, uma aliança estratégica para desenvolver um plano bianual de ação bilateral, entre Brasil e Espanha. O anunciou foi feito após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Moncloa, sede do governo.

O acordo vai permitir um processo de integração entre os países do Mercosul, nas relações entre Mercosul e União Européia (UE), na cooperação entre os organismos multilaterais e no desenvolvimento da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). No final de outubro, Aznar virá a Brasília, a convite do presidente Lula, para uma visita de retribuição.

De acordo com o presidente brasileiro, Aznar terá a oportunidade de conhecer a apresentação dos principais projetos de integração física da América do Sul. "Vamos ver as prioridades, os projetos de maior interesse, como estradas, hidrelétricas, e outras áreas de serviço. Quando Aznar for ao Brasil, verá o projeto pronto e dirá: quero ajudar o Brasil. Não sei se conseguirei superar o carinho que recebi dos espanhóis em Madri, mas vou tentar igualar a generosidade dos espanhóis no Brasil", declarou o presidente brasileiro. Aznar respondeu afirmando que, "dentro das possibilidades do governo espanhol, o Brasil será apoiado com muito gosto".

A expectativa do governo brasileiro é que os principais projetos de integração da América do Sul sejam negociados na reunião marcada para o dia 8 de agosto, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Corporação Andina Fomento (CAF), que é a instituição financeira da comunidade andina. A partir do avanço no Mercosul, o Brasil espera conseguir novas parcerias no mundo.

O presidente do governo espanhol declarou que a principal importância da visita do presidente Lula a Madri é a afirmação das boas relações em todos os âmbitos, entre Brasil e Espanha e o estabelecimento de relações sólidas entre os dois países, nos próximos anos. "Espero um trabalho intenso entre os dois. O governo espanhol tem grande confiança no futuro do Brasil e sabe da importância do desenvolvimento do Brasil para todo o mundo", afirmou Aznar. Ele que as capitais Madri e Brasília estarão juntas também na disputa pela candidatura dos jogos Olímpicos 2012.

O presidente Lula afirmou que a Espanha tem sido, nos últimos anos, o mais importante investidor. "Queremos continuar a conquistar a confiança dos outros países, pois se não inspirarmos segurança, ninguém vai investir". Aznar respondeu: "A confiança da Espanha está no presente e no futuro do Brasil".

Nádia Faggiani