Vigilantes do Rio ameaçam greve por más condições de trabalho

11/07/2003 - 12h16

Rio, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Sindicato dos Vigilantes do Município do Rio de Janeiro está convocando a categoria para uma paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira (14). O movimento, segundo a entidade, é uma advertência contra as atuais condições de trabalho, que tornam os vigilantes vulneráveis à ação dos criminosos.

Hoje, por volta das 6h, quatro seguranças foram assassinados, na zona norte da cidade, por 12 homens, que ocupavam dois carros. A primeira ação aconteceu próximo à estação de trem de São Francisco Xavier. Os bandidos interceptaram o carro da empresa de segurança Aliança, roubaram os pacotes e executaram dois vigilantes. Logo em seguida, o mesmo grupo de criminosos atacou um comboio de seis carros da empresa Patrimonial, na Rua do Rocha, e matou mais dois seguranças.

Segundo a direção do sindicato, as empresas descumprem a convenção coletiva de trabalho. A categoria reivindica blindagem para os carros de escolta, melhor armamento, coletes reforçados e aumento de dois para três vigilantes em cada carro de transporte de valores, como prevê a lei federal nº 7.102.