Olívio Dutra alerta para colapso das metrópoles

11/07/2003 - 12h20

Brasília, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Cidades, Olívio Dutra, em debate hoje na TV Câmara, alertou para a possibilidade de ocorrer colapso nas metrópoles, daqui a dez anos, se não houver investimentos e obras de saneamento básico. Olívio anunciou que seu ministério está cuidando também das pequenas cidades, onde as pessoas, sentindo-se respeitadas em suas necessidades, evitarão buscar assistência nos grandes centros, diminuindo os bolsões de pobreza.

Olívio Dutra informou aos deputados Gustavo Fruet (PMDB-PR), Neyde Aparecida (PT-GO), e Roberto Magalhães (PTB-PE) que participaram do debate, que está analisando com segmentos da construção civil a regulação da participação do setor privado em políticas públicas. O ministro disse que na próxima Conferência das Cidades deverá ser discutida a realização de
consórcios entre municípios, ministérios e iniciativa privada para que se busque mais recursos, além daqueles que o governo federal tem obtido junto ao Banco Mundial (Bird) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid).

O deputado Roberto Magalhães (PTB-PE) , ex-prefeito de Recife, se disse preocupado porque, além do problema do saneamento, as políticas urbana e de transporte devem merecer atenção dos governantes. O ministro respondeu que a iniciativa privada "tem papel importantíssimo na produção do espaço urbano. Achamos que esse setor tem de ser estimulado". Porém, na sua
opinião, a iniciativa privada tem de aumentar a "acessibilidade" do transporte coletivo para atender melhor a milhões de pessoas que o utilizam, principalmente, para trabalhar. "É preciso cuidar da integração entre os modais, metrô, trens urbanos e ônibus", afirmou.