Mundial de Barcelona: Brasil começa a competir no domingo (13)

11/07/2003 - 10h11

Brasília, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A participação brasileira no 10º Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona começa já no primeiro dia de provas, neste domingo, (13). Os brasileiros que estarão em ação são Viviane Motti e Carlos Pavão, na maratona aquática de 5 quilômetros; a dupla Cassius Duran e César Castro, nas eliminatórias do salto sincronizado no trampolim de 3 metros; e a solista Camile Oliveira, na rotina técnica da natação sincronizada. Além disso, a equipe feminina de pólo aquático estréia contra a Austrália.

Já se encontram na Espanha para a disputa do 10º Mundial dos Esportes Aquáticos, de 13 a 27, as equipes do Brasil de nado sincronizado, maratonas aquáticas e saltos ornamentais, totalizando 19 atletas. Hoje (11), chegam as seleções brasileiras de pólo aquático masculino e feminino, com mais 26 atletas. Os restantes 39, todos da natação, viajarão na próxima quarta-feira (16). No mesmo dia da eleição do Mundial de 2007, haverá a cerimônia de abertura do Mundial de Barcelona, às 20 horas (hora local), 15 horas em Brasília.

O time feminino de pólo treinou na Itália com a seleção italiana, campeã européia e mundial. Depois participou do Torneio de Siracusa, um quadrangular com a participação de Estados Unidos e Canadá. Mesmo chegando na quarto posição, o time brasileiro teve bons momentos, como o da decisão do terceiro lugar, na qual perdeu para a Alemanha por 6 a 5 e teve um gol legítimo anulado. De quebra, a goleira brasileira Claudia Graner foi escolhida a melhor da competição. Enquanto os outros países competiram com 15 atletas, visto que ainda não haviam escolhido as 13 que disputarão o Mundial de Barcelona e, com isso, poder revezar e descansar suas atletas, o Brasil jogou com apenas 12. A centro Camila Pedrosa não participou dessa etapa de treinos devido ao trabalho, mas estará em Barcelona para a disputa do Mundial.