Ministério Público do Rio cria Promotoria para investigar exploração sexual

11/07/2003 - 17h48

Rio, 11/7/2003 (Agência Brasil – Abr) – O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio Vicente da Costa Junior, anunciou hoje a criação de uma promotoria de investigação penal para combater os casos de exploração sexual em todo o estado. A informação foi dada durante reunião com representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Congresso que investiga a prostituição infantil. O novo órgão, que ficará sob responsabilidade da promotora Ana Lúcia Melo, contará com nove promotores que irão também colaborar com a CPI.

O Ministério Público estadual começou a fazer, no ano 2000, um levantamento sobre o turismo sexual, com envolvimento de menores, a pedido da então secretária de Ação Social, Rosinha Matheus. O segundo levantamento de pontos de prostituição no estado foi feito no ano passado.
Ontem mesmo, a promotora Ana Lúcia Melo deu início a um levantamento de todas as denúncias de abuso sexual contra menores e de exploração da prostituição no estado. Um trabalho preliminar, realizado pelo próprio Ministério Público, revela que tramitam nas três Centrais de Inquéritos (Rio, Niterói-São Gonçalo e Baixada Fluminense) cerca de 200 investigações de exploração sexual de menores.