Fraga: sistema de metas da inflação tem funcionado bem no Brasil

11/07/2003 - 19h21

Rio, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, disse que o sistema de metas adotado em vários países, nos últimos 13 anos, vem dando resultados positivos tanto para os desenvolvidos como para os em desenvolvimento. Ponderou, no entanto, que é mais difícil conduzir a política monetária e o sistema de metas em mercados emergentes.

Ele afirmou que em momentos complicados como os verificados no ano passado surgem dúvidas, até legítimas, sobre a condução da política monetária e às vezes essas avaliações se confundem com as políticas que devem ser adotadas. Armínio Fraga explicou que o Brasil foi um caso rico de se avaliar porque se viveu aqui " um teste de stress".

Para o ex-presidente do BC, outros países que também adotaram o sistema de metas não viveram esse mesmo tipo de volatilidade que aconteceu no país. "Nós fomos atingidos de forma extraordinariamente violenta", afirmou.

Armínio Fraga defendeu que o ponto principal e mais importante é a relação entre a credibilidade e a flexibilidade do país. Ele afirmou que neste caso "o Brasil tem sido testado e tem reagido muito bem". O ex-presidente do Banco Central acrescentou que também na área fiscal, o Brasil está apresentando um bom desempenho.

Armínio Fraga participou, na sede do BC no Rio, do seminário "Política Monetária: Choques e Eficácia."