Fernanda Hermenegildo, de 14 anos, leva o título de 18 anos do Brasileirão de Tênis

11/07/2003 - 16h36

Brasília, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois de uma hora e meia de jogo, a catarinense Fernanda Hermenegildo, de apenas 14 anos, tornou-se campeã brasileira ao derrotar a experiente paranaense Gabriela Ziliotto, de 18 anos, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6, na final da categoria 18 anos do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Individual, o Brasileirão.

Em um jogo com muitas quebras de saque, Fernanda saiu de uma situação adversa no primeiro set, mas acabou virando o placar. "Entrei um pouco nervosa, mas quando estava 4 a 1 para ela (Gabriela), consegui me impor e ganhei cinco games seguidos", contou a campeã brasileira, que está em seu primeiro ano da categoria 16 anos e optou por jogar uma categoria acima da sua por se sentir preparada para o desafio. No segundo set, com três quebras de saque para cada lado, a partida foi para o tie-break, ganho pela catarinense por 7 a 3. "Dei espaço pra Fernanda e ela foi pra cima de mim, aproveitou o momento", explicou Gabriela, terceira melhor colocada no ranking nacional, que já foi campeã das categorias 10 e 14 anos no Brasileirão.

"Estou muito feliz, está sendo muito bom ganhar o Brasileirão. Lutei até o fim e acho que mereci o título", acrescentou a sorridente Fernanda. Para a família, a vitória foi uma recompensa pelo trabalho diário da tenista. "Liguei pra casa e meus pais ficaram super felizes e orgulhosos. Minha mãe estava acompanhando o jogo pela internet e estava super nervosa".

Quanto ao futuro, a campeã tem a resposta na ponta da língua. "Estou só começando, mas o meu objetivo é a profissionalização. Quero ser a 1ª do mundo". Para isso, a catarinense pretende disputar torneios internacionais, a começar pelo de Campos de Jordão, neste sábado, onde ganhou um wild card (convite) da organização.

O Brasileirão 2003 tem, ao todo, 826 inscritos de 23 estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal, divididos nas categorias 10, 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino.
--------
GA/RE

====