Brasil vai ampliar sua participação política na CPLP a favor de africanos e timorenses, diz Lula

11/07/2003 - 11h32

Lisboa, 11/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luis Inácio Lula da Silva Lula afirmou que o governo brasileiro está pronto para fazer a sua parte dentro da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP). Em visita a sede da organização, em Lisboa, o presidente reiterou a responsabilidade da CPLP em mobilizar a indignação internacional e os recursos políticos e financeiros necessários para reverter a situação de miséria dos africanos e timorenses. "Durante a presidência brasileira, continuaremos a explorar as oportunidades para contribuições político-diplomática", afirmou.

Lula destaca o apoio dado à independência do Timor Leste e a corajosa luta de seu povo como um exemplo desse tipo de cooperação. Em relação à Guiné Bissau, o Brasil tem atuado, na CPLP e em outros fóruns, com o objetivo de promover soluções negociadas. "É importante que os próprios guineenses encontrem, através do diálogo, o caminho do convívio pacífico capaz de levar ao desenvolvimento", acrescentou o presidente.

Para o presidente Lula, a porta natural para a entrada da presença brasileira na África, é a CPLP. Ele viajará no início do próximo mês ao continente africano e, dos cinco países que visitará, três são integrantes da organização. Lula irá a Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe para levar pessoalmente uma mensagem de solidariedade ao povo africano. No final da visita, na sede da CPLP em Lisboa, o presidente Lula mencionou a Oitava Reunião de Conselhos de Ministro da CPLP, marcada para a semana que vem, na cidade de Coimbra, como um encontro que poderá ajudar muito a apontar o caminho para o futuro dos países que integram a comunidade de Língua Portuguesa.