Aumento de 18,8% no preço do leite no semestre não é culpa do produtor, segundo CNA

11/07/2003 - 10h37

Brasília, 11/07/2003 (Agência Brasil-ABr) - O aumento do preço do leite em 18,8% para o consumidor no primeiro semestre do ano não é culpa do produtor. É o que diz o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Alvim. De acordo com seus cálculos, o produtor reajustou o produto em 12,9%, enquanto que no atacado o acréscimo foi de 15,4%.

A solução, segundo Alvim, é implementar um programa de retenção da matriz leiteira, como forma de manter o produtor investindo na atividade. "O que vem acontecendo é que com as oscilações nos preços do leite e a elevação do preço dos insumos, os produtores acabam se desfazendo das matrizes, geneticamente melhoradas, como forma de obter capital de giro para custear suas despesas na entressafa, provocando assim uma queda na produção", disse.

Ressaltou, também, que não há ambiente favorável para a redução do preço do leite, uma vez que os preços no mercado internacional se mantêm estáveis e mais caros que o produto no mercado interno.