Brasília, 21/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Um protocolo de cooperação firmado hoje entre a empresa cubana Gestión del Conocimiento y la Tecnologia (Gecyt) e a GMG Gymnasion, na área de gestão do conhecimento, marcou a abertura do Salão de Tecnologia de Cuba, em São Paulo.
O salão é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, paralelamente ao 7º Venture Forum. Dez empresas cubanas das áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, consultoria empresarial estão participando do evento.
Segundo a ministra conselheira para a área de economia na embaixada cubana, Martha Vizquerra, "o interesse de Cuba é divulgar informações atualizadas sobre seu processo de desenvolvimento econômico, para que se conheça melhor o mercado cubano. O investimento estrangeiro tem impulsionado o desenvolvimento de Cuba em setores estratégicos como um complemento aos esforços nacionais. Até o momento, estão formalizadas mais de 400 parcerias internacionais, concentradas em projetos estratégicos como a indústria do turismo, de informática e comunicações, energética, de construção, alimentação e biotecnologia", explica ela.
Na cooperação com o Brasil, os governos já identificaram como setores econômicos com potencial de trabalho conjunto imediato as indústrias açucareira, sideromecânica, de transporte, de materiais de construção, agricultura, biotecnologia e informática.
O 7º Venture Forum é uma roda de negócios que busca aproximar empresários e investidores do mercado de capital de risco e é a primeira vez que conta com a presença de um país convidado. A presença de Cuba é um dos resultados da visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, àquele país.
Durante a viagem com representantes da Finep foi acertado o intercâmbio de pesquisadores e a organização de eventos para fortalecer os vínculos entre os centros de excelência dos dois países. O memorando de entendimento assinado com o governo cubano prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de biotecnologia, de informática e de energia fóssil e renovável, entre eles a produção de energia elétrica a partir da gaseificação de resíduos da cana-de-açúcar.