Brasília, 21/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O ministro Paulo Renato Souza, abriu, hoje, nesta capital, o seminário "Política do Livro Didático: Desafio da Qualidade", afirmando que o Ministério da Educação vai deixar concluído para o governo eleito todo o processo de avaliação do livro didático, além do guia preparado e disponibilizado na Internet.
Paulo Renato destacou que o processo de licitação dos livros já está pronto para ser feito no próximo ano, de forma que o novo governo terá somente que licitar a gráfica e que os livros didáticos de 2004 poderão chegar a tempo nas escolas públicas brasileiras. "O MEC gastou, em 2002, cerca de R$ 500 milhões na aquisição e distribuição de livros didáticos. Foram entregues 110,5 milhões de livros e 10,14 milhões de dicionários, aos 31.942.076 alunos do ensino fundamental, de cerca de 200 mil escolas públicas no Brasil", anunciou o ministro.
O ministro informou que livro didático é um programa antigo no país, com muitos defeitos já corrigidos no atual governo. Ele explicou que foi ampliado o programa do livro didático da primeira a quarta série para até a oitava série, nas escolas públicas brasileiras. Adiantou que o MEC passou a avaliar o livro e comprar somente o que foi aprovado no processo de avaliação.
"No passado, os livros costumavam chegar muito tarde nas escolas, sendo que apenas 25% deles chegavam no melhor dos anos antes do início das aulas nos colégios do país. Em 1996, fomos entregar os livros didáticos no interior da Bahia, numa cidade que não era muito pequena, e uma das professoras disse que era a primeira vez que ela estava recebendo livros, na história da escola", lembrou, observando que os professores antigamente tinham dificuldades importantes no processo de ensino e aprendizado.
As secretárias de Educação Fundamental, Iara Glória Areias Prado, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Mônica Messenberg, participaram do painel de abertura do encontro, que prossegue até amanhã (22). O objetivo do evento é avaliar o Programa Nacional do Livro Didático de 1995 a 2002, com destaque para os avanços do programa e apresentação de sugestões para sua continuidade.
Participam do evento professores, autores e editores.