Paulo de Tarso diz que disseminação da informação é base para combater as drogas

21/11/2002 - 11h31

Brasília, 21/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A disseminação da informação será o insumo básico para a polícia e a sociedade no combate às drogas. A afirmação foi feita, há pouco, pelo ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, ao participar da abertura da IV Reunião de Autoridades de Aplicação em Matéria de Droga, Prevenção de seu Uso Indevido e Reabilitação de Dependentes de Drogas do Mercosul (RED), que está sendo realizada hoje e amanhã, no Itamaraty,

O ministro destacou a criação do site Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas(www.obid.senad.gov.br) pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) que disponibiliza todo tipo de informação sobre o assunto. Na avaliação do ministro, a sociedade ocidental está vivendo um momento de crise e tem que refletir sobre o flagelo das drogas, que obriga os governos a gastarem bilhões de dólares. Segundo ele, é de US$ 12 bilhões por ano as despesas do governo inglês com o tratamento de drogados. Observou que, no Brasil, a questão das drogas é ainda mais séria, porque o narcotráfico financia todas as outras formas de criminalidade.

Paulo de Tarso conclamou a todos os parceiros do Mercosul, mais Chile e Bolívia, através de seus representantes no encontro, para integrarem uma ação planejada que reprima o narcotráfico, principalmente nas fronteiras comuns. Ele lembrou que além da disseminação de políticas de informação, com relação à prevenção e ao combate às drogas, o atual governo disponibilizou R$ 500 milhões para equipar a polícia Federal, que, na sua avaliação, tem feito um trabalho heróico.