Maioria dos usuários prefere celular pré-pago

21/11/2002 - 16h24

Brasília, 21/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O vice-presidente da Agência Nacional de Tecomunicações (Anatel), Antonio Carlos Valente, disse hoje, no III Seminário de Qualidade do Serviço Móvel Celular (SMC) e Serviço Móvel Pessoal (SMP), em Brasília, que as perspectivas futuras na área de telefonia são promissoras, principalmente para o Serviço Móvel Pessoal. Atualmente, há cerca de 32 milhões de celulares em operação no Brasil. Deste total, 684 mil já fazem parte do SMP, segundo levantamento de outubro divulgado hoje pela Anatel.

De acordo com Valente, a maioria dos usuários opta pelo serviço móvel pré-pago. "Hoje, no Brasil, existem cerca de 22 milhões de usuários do SMC que utilizam a linha pré-paga, contra 317 mil que têm a linha pós paga", disse. Em relação ao Serviço Móvel Pessoal, a diferença também é destoante: 526 mil têm aparelhos pré-pago e 157 mil, pós pago.

O vice-presidente da Anatel também informou que o número de usuários do serviço de telefonia fixa progrediu de forma lenta nos primeiros dez meses deste ano, quando comparado ao crescimento de usuários do serviço móvel: um milhão de novos usuários no fixo, contra 34 milhões no móvel, nesse período.

O SMP rendeu para o país, no ano passado, uma receita de R$ 18 bilhões. "E, para este ano, as expectativas econômicas são ainda maiores", completou Valente. Hoje, as empresas que mais disputam mercado do Serviço Móvel Pessoal são: Ibérico, com 41%; Tim, com 15,2%/; T. Américas, com 15%; e Opportunity, com 8,5%.