Brasília, 25 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, anunciou há pouco, no discurso de abertura da 20ª Assembléia Geral Extraórdinaria do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), no Hotel Nacional, que os fundos setoriais arrecadaram neste ano mais de R$ 1 bilhão e que seus objetivos ultrapassam fins estritamente financeiros: "Os fundos permeiam outro aspecto, que é a filosofia de gestão fundamental no compartilhamento das decisões, na eficácia do resultado e na transparência".
Sardenberg destacou os esforços do governo federal para reformar o caráter político, legal e institucional da futura Lei da Inovação, já submetida a consulta pública, e que brevemente será encaminhada pelo presidente Fernando Henrique ao Congresso Nacional. Esta lei, segundo o ministro, busca maior participação das empresas nas pesquisas desenvolvidas no Brasil.
A Assembléia Geral Extraórdinaria do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento reúne representantes de 21 países. (Gustavo Mariani)