Prefeito do Rio recebe grupo de intelectuais franceses

22/07/2002 - 15h07

Rio, 22 (Agência Brasil - ABr) - O prefeito Cesar Maia recebeu hoje, no Palácio da Cidade, um grupo de intelectuais franceses que vieram conhecer a administração da cidade do Rio de Janeiro e o processo político brasileiro para as eleições presidenciais. Também estiveram presentes ao encontro o embaixador do Brasil na França, Marcos Azambuja, o coordenador de Relações Internacionais do município, Raul Fernando Leite Ribeiro, e o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira.

O grupo, formado pelo presidente do Instituto Francês de Relações Internacionais (IFRI), Thierry Montbrial, pelo ex-ministro da Educação e membro do Institut de France Claude Allégre, pelo escritor e colaborador do jornal "Le Figaro" Guy Sorman e pelo presidente do Instituto de Pesquisas de Opinião Sofres, Jean-Paul Fitoussi, ouviu um relato de Cesar Maia sobre a atuação da prefeitura do Rio e uma rápida análise da conjuntura política do país. O prefeito disse que sua administração tem dado prioridade à educação, alcançando resultados muito expressivos na área.

Cesar Maia informou que hoje há cerca de 700 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. "Nosso objetivo é a universalização da pré-escola e, futuramente, da educação infantil. É necessário que a criança tenha uma visão de sociedade desde pequena, e que esta imagem seja de uma sociedade sem violência", disse o prefeito.

Ele acrescentou que já investiu US$ 600 milhões na realização do programa Favela-Bairro, beneficiando diversas comunidades com serviços básicos de saneamento, obras de
infra-estrutura e programas sociais. O prefeito explicou também aos intelectuais franceses o funcionamento das coligações partidárias.