Ministro dos Transportes inaugura obras na rota de fuga das Usinas de Angra I e II

22/07/2002 - 20h20

Brasília, 22 (Agência Brasil - ABr) - O ministro dos Transportes, João Henrique, e o presidente da Eletronuclear, Flávio Decat de Moura, participam amanhã (23) da solenidade oficial de conclusão dos trabalhos de restauração, conservação e eliminação de pontos críticos em 60 km da BR-101, entre Angra dos Reis e o vilarejo de Tarituba (Parati), no Rio de Janeiro. A cerimônia acontece às 10h na própria
Eletronuclear. As obras são consideradas estratégicas, pois a BR-101 é a única rota rodoviária de evacuação da população local em caso de acidente nuclear nas Usinas de Angra I e II.

As obras foram realizadas pela Eletronuclear, por meio de convênios firmados em 1998 com o extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). À Eletronuclear coube a licitação, o gerenciamento dos trabalhos e os investimentos iniciais. O DNER ficou responsável pela aprovação do projeto e pelo acompanhamento técnico dos serviços.

Entre os trabalhos, que custaram R$ 24 milhões, destacam-se a construção de cinco passarelas elevadas e uma passagem subterrânea de pedestres e veículos. As obras atendem principalmente às populações de Sapinhatuba, Areal, Japuíba 2, Bracuhy, Santa Rita e Japuíba. Através de serviços para contenção de encostas e estabilização de taludes, foram eliminados cinco pontos de risco na estrada.
IDM