Brasília, 22 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto de Pesquisa Ação e Mobilização (Ipam) iniciou hoje as inscrições para o curso de formação de agentes sociais. O objetivo é capacitar e instrumentalizar agentes para que possam criar e acompanhar o desenvolvimento de programas sociais comunitários.
O curso começará dia 19 de agosto para duas turmas, e dia 23 de setembro para a terceira turma. Poderão participar jovens líderes, pessoas com potencial de liderança, grupos comunitários, membros de centro voluntariado que tenham mais de dezoito anos, que estejam cursando ou concluíram o segundo grau, moradores de Ceilândia, Samambaia e lugares próximos.
Segundo a coordenadora de comunicação do Ipam, Anamaria Mühlenberg, a função do agente social é trabalhar dentro da comunidade, principalmente naquelas onde existe violência, não há acesso à saúde, educação e trabalho.
"Este evento faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública, elaborado e implementado sob coordenação do Governo Federal, que propõe um esforço coletivo para a redução da violência, da pobreza e das desigualdades regionais no Brasil", disse ela.
Anamaria disse também que a procura pelo curso está sendo muito grande. "Provavelmente não teremos vagas para todos, por isso teremos de fazer um processo seletivo", afirmou.
A seleção dos candidatos será realizada por meio de entrevistas individuais e avaliação da comissão técnica.
As inscrições estão sendo feitas no Ipam, localizado no Venâncio 2000, bloco B/50 sala 208 e no Núcleo de Prática Jurídica de Universidade de Brasília. O núcleo fica na Ceilândia, na CNN 01, bloco E, sobreloja. O candidato precisa levar cópia da carteira de identidade, certificado de conclusão ou atestado comprovando estar cursando o ensino médio e histórico de atividades comunitárias. Informações: 225-5613 ou 226-3660.