Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr) - O terceiro ciclo das Capacitações Complementares de Usos e Funcionalidades, promovido pelo programa "Cartão Nacional de Saúde", termina nesta sexta-feira, em Brasília. A intenção é orientar gestores de saúde quanto ao novo sistema que será implantado. O coordenador do programa, Nilo Bretas Júnior, explicou que o Cartão é um instrumento de gerência das unidades de saúde e de administração do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o coordenador, o cartão é a parte visível do novo sistema que utiliza o recurso da informática para informar a qualidade do atendimento e dos serviços fornecidos pelas unidades de saúde, melhorando o nível dos trabalhos prestados. "O sistema Cartão traz informações do usuário, do profissional e das unidades dos postos hospitalares. Com este recurso, os gestores de saúde têm dados completos da situação epidemiológica, por exemplo", afirmou.
O sistema ainda está em fase de construção e cadastramento de usuários. Já foram registrados 30 milhões de brasileiros nos principais municípios do País. "O projeto está em funcionamento experimental em 44 cidades, no entanto, não tem previsão para começar a trabalhar em todas as outras localidades", disse. O secretário destacou que, nessa fase de implementação, o projeto está sendo discutido nos ciclos de capacitação que deverão também se estender aos técnicos das secretarias regionais e outros administradores de saúde.