TSE inicia discussão do plano de mídia da propaganda eleitoral

18/07/2002 - 16h07

Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou ontem a discussão do plano de mídia da propaganda eleitoral. Na reunião, o TSE, os partidos políticos e as emissoras de rádio e televisão começaram a estimar o tempo dos programas e as inserções que cada partido terá direito. A propaganda eleitoral gratuita começa dia 20 de agosto e, para evitar que haja suspeita de favorecimento haverá um rodízio entre os candidatos.

A entrega dos programas foi um outro assunto que também foi discutido no encontro. Os partidos entregarão seus programas à Justiça Eleitoral e ela se encarregará de distribuir para as emissoras, via Embratel. A preocupação partidária está justamente no cumprimento dos prazos e horários no recebimento das fitas e geração do material. No dia seis de agosto será realizada outra reunião para avaliação do plano de mídia, que deverá estar pronto no dia oito.

Outro tema que também tomou conta do TSE ontem foi o término do prazo para registro de Comitês Financeiros. Dia 17 de julho foi a data final para partidos políticos registrarem os seus comitês e comunicar o valor máximo de gastos por candidato, fixado para campanha eleitoral. Segundo o TSE, essa comissão é formada com o objetivo de administrar o dinheiro da campanha. A arrecadação de recursos e a realização de gastos só poderão ter início após esse registro.

O TSE informou que 18.151 candidatos disputarão mais de 1.654 vagas no Executivo e no Legislativo. O cargo que recebeu mais registro foi o de deputado estadual distrital com 12.978 inscritos. Já o de presidente da República caiu 50%, em 1998 eram 12 candidatos, hoje a campanha será apenas entre seis. O número de eleitores também cresceu. Em 1994 eram 94.743.043, em 2000 esses números chegaram a quase 110 milhões.