Rubéola: baixa procura pela vacina prorroga campanha até o dia 26

18/07/2002 - 18h29

Florianópolis, 18 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria da Saúde de Santa Catarina decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Rubéola em Santa Catarina até o dia 26 de julho. Desde o último dia 10 de junho até agora foram vacinadas 1.017.018 mulheres de 12 a 39 anos, o que representa 78% da meta de imunizar 1,3 milhão.

Dos 293 municípios catarinenses, apenas 83 conseguiram atingir a meta de 95% de vacinação. Passos Maia é a cidade que registra o menor índice, 53%, seguida de Florianópolis, com 55%. Outros 27 municípios apresentam resultados abaixo de 70%. "Estamos visitando as cidades para analisar as estratégias adotadas e sugerir aos secretários municipais de saúde alternativas para conseguir aplicar a vacina no maior número possível de mulheres", disse a gerente estadual de imunização, Jeanine Varela.

A diretora do Departamento de Saúde de Florianópolis, Margarete Mendes, disse que até agora foram vacinadas 48 mil mulheres em idade fértil, apenas 55% da meta, que é imunizar 88 mil. A campanha prosseguirá na capital até que seja alcançado o percentual de 95%. Algumas estratégias já foram adotadas para aumentar o índice de vacinação, como disponibilizar as doses para empresas e escolas que possuam serviço de enfermagem próprios.

Segundo Margarete Mendes, na volta às aulas serão deslocadas equipes dos postos de saúde para que a campanha seja estendida a todas as escolas. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde estão fazendo um trabalho de conscientização, de casa em casa, sobre a importância da vacina. O posto de atendimento montado no Beiramar Shopping estará vacinando até amanhã, de 10h às 22h.