Programa de geração de emprego e renda ganha 53 novos especialistas

18/07/2002 - 13h59

Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr) - Termina no início da noite de hoje o 7º Curso Nacional de Formação de Diretores de Laboratórios Organizacionais de Terreno (LOT), destinado a formar novo quadro de especialistas em capacitação massiva, a metodologia que orienta o Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda em Áreas de Pobreza (Pronager).

O programa é desenvolvido desde 1994 pelo Ministério da Integração e busca a geração de postos de trabalho e renda em comunidades rurais e urbanas de todo o país. Com uma metodologia de capacitação adotada em 32 diferentes países, o Pronager recebeu, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o reconhecimento como uma das dez melhores iniciativas do mundo para a redução da pobreza.

O encerramento do 7º Curso Nacional de Formação de Diretores de Laboratórios Organizacionais de Terreno será realizado às 19h no Centro de Treinamento Esperança - Casa de Retiro, rua 5, Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho. Participam da cerimônia o ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa, e a coordenadora nacional do Pronager, Cristina Albuquerque.

Na cerimônia de encerramento de hoje, 53 alunos de 19 estados receberão o certificado de conclusão da primeira etapa do curso de formação de diretores. Agora, eles estarão divididos em nove grupos e, a partir de agosto, atuarão em nove estados do país para fazer a etapa prática do curso: ser a equipe de apoio dos Laboratórios Organizacionais de Terreno, os eventos de capacitação massiva. Nessa tarefa, vão auxiliar na qualificação de pessoas desempregadas ou sub-empregadas e, depois, na geração de empresas, associações e cooperativas de produção de bens e serviços.

"Os Laboratórios Organizacionais de Terreno capacitam os excluídos sociais para sua inserção econômica e social e a formação de empresas de auto-gestão", afirma a responsável pelo 7° Curso Nacional de Formação de Diretores, Neuci Canal. Os formandos de hoje estudaram doze disciplinas e, durante os 66 dias de aulas, formam uma empresa criada especificamente para gerenciar o curso e os insumos de trabalho (equipamentos, funcionários e documentos).

Mais Informações: Assessoria de Imprensa
Jorge Freitas - (61) 414 5807, 414 5914
Luis Cláudio - (61) 414 5683
Helayne Boaventura - (61) 414 5683
Ribamar Rodrigues - (61) 947 2009