Ministério Público denuncia quatro traficantes presos em Bangu 1

18/07/2002 - 16h08

Rio, 18 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério Público fez hoje uma denúncia de associação com o tráfico de drogas contra quatro traficantes presos na Penitenciária de Bangu 1, zona oeste do Rio. Os acusados são Márcio Silva Macedo, o Gigante; Ricardo Chaves de Castro Lima, conhecido como Ricardo Fu; Aldair Marlon Duarte, o Aldair da Mangueira; e Marcos Antônio da Silva Tavares, o Marquinho Niterói. Este último é considerado um dos maiores distribuidores de drogas do estado, mesmo estando preso. As denúncias são baseadas nas gravações de telefonemas, com autorização da Justiça, feitos pelos traficantes no presídio.

De acordo com o procurador Geral da Justiça, José Muños Pinheiro Filho, Marquinho Niterói e Fernandinho Beira-Mar teriam loteado o estado: o primeiro forneceria maconha e cocaína no interior do estado, enquanto o outro ficaria responsável pela distribuição das drogas na capital e baixada fluminense.

Na última segunda-feira, o MP ofereceu a primeira denúncia formal baseada nas mesmas gravações, contra os traficantes Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar; Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim; e Marcos Antônio da Silva, o Marquinhos Paraíba; e o advogado Hélio Rodrigues Macedo. Os quatro foram denunciados por formação de quadrilha e extorsão.

As denúncias foram oferecidas com base em 400 horas, de um total de mil, de gravações autorizadas pela Justiça, feitas de maio a junho.