Rio, 18 (Agência Brasil - ABr) – A Secretaria de Desenvolvimento Social do município do Rio de Janeiro lançou hoje novo edital de pré-qualificação e qualificação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em firmar parceria para prestação de atendimento social a crianças e jovens, previsto na segunda etapa do PROAP II-Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro, conhecido como Favela Bairro.
Serão beneficiadas seis comunidades, que se somarão as 31 contempladas no primeiro edital, lançado em 2001. O presente edital contempla o atendimento a crianças e jovens de 0 a 17 anos nas modalidades de creche, complementação do horário escolar, agente jovem, prevenção e proteção à gravidez precoce e ao uso de drogas.
Segundo informou à Agência Brasil a assessoria da Secretaria, esta segunda fase do Favela Bairro se destaca da primeira por integrar o componente social e o trabalho de cidadania à intervenção urbanística nas comunidades, feito por OSCs, inclusive das próprias favelas. No próximo dia 31, a Secretaria fará nova capacitação de OSCs para adequação dos projetos às exigências do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de onde provêem os recursos para o programa.