FMI defende que Argentina adote âncora monetária para afastar temor de hiperinflação

18/07/2002 - 14h15

Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr/Europa Press) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu hoje a adoção por parte da Argentina de uma âncora monetária para afastar o medo da hiperinflação, disse hoje o porta-voz da instituição, Thomas Dawson. Com esse comunicado, a direção do fundo volta a criticar as políticas financeiras do governo Eduardo Duhalde. As informações são da agência Europa Press.

Dawson lembrou ainda que o FMI antecipou que a troca dos depósitos bancários bloqueados por bônus do governo argentino não funcionaria. Só 20% dos correntistas aceitaram trocar o dinheiro bloqueado no chamado "corralito" pelo bônus. Segundo ele, seria "conveniente" buscar uma outra opção para superar a crise do sistema financeiro.

Na próxima semana, uma comissão de notáveis – integrada por ex-presidentes de bancos centrais – viaja a Buenos Aires para começar a analisar possíveis políticas monetárias e fiscais para a Argentina. "Encontrar uma âncora monetária será uma das principais missões da comissão", disse Dawson.

Em agosto, será a vez do secretário do Tesouro norte-americano, Paul O’Neill, visitar a Argentina. O’Neill também virá a Brasília, como o ministro da Fazenda, Pedro Malan, confirmou ontem (17). No entanto, O’Neill sinalizou a investidores que não se deve esperar uma solução imediata para os problemas econômicos da Argentina e da América Latina de forma geral.