Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr/CNN) - O governo da Espanha ofereceu retirar suas tropas da pequena e deserta ilha de Perejil, no Mar Mediterrâneo, se o Marrocos prometer não reocupá-la. A proposta foi feita pela ministra das Relações Exteriores da Espanha, Ana Palacio, mas o governo marroquino não respondeu de imediato à oferta. As informações são da CNN.
O Marrocos havia invadido a ilhota, que fica a 200 metros de seu litoral, na última quinta-feira (11), levando a Espanha a enviar navios de guerras e a retomar a área ontem (17), sem disparar um único tiro.
Hoje, cerca de 300 marroquinos fizeram uma manifestação de protesto contra o que chamam de "invasão" espanhola. A ilha – chamada de Perejil pela Espanha e de Leila pelo Marrocos – é disputada pelos dois países. Os marroquinos alegam que ela faria parte de seu território nacional, mas os espanhóis argumentam que as duas nações haviam concordado, anos atrás, a mantê-la desabitada.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, se ofereceu para mediar a disputa.
A Espanha é o segundo maior parceiro comercial do Marrocos, depois da França. O intercâmbio comercial entre os dois países é de cerca de US$ 1 bilhão.