Brasília, 18 (Agência Brasil - ABr/CNN) - A polícia da Espanha deteve hoje, em Madri, um suposto membro de Al Qaeda durante uma operação contra uma ramificação da rede terrorista no país. Nascido na Síria, mas de cidadania espanhola, o suspeito, identificado como Kamal Hadid Chaar, tem ligações com um dos três homens detidos na terça-feira, Abdalrahman Alarnaot Abu-Aljer, que possuía vídeos gravados em 1997 do World Trade Center e da Estátua da Liberdade, em Nova York, e da ponte Golden Gate, em San Francisco. As informações são da CNN.
Um porta-voz da polícia afirmou que documentos relativos a operações financeiras encontradas no ato da prisão de Chaar o vinculam a atividades de levantamento de recursos. A polícia disse que Chaar é sócio de Abu-Aljer, e faria parte de um núcleo de Al Qaeda liderado por Imad Yarkas, que está sob a custódia das autoridades espanholas desde novembro passado, acusado de recrutar elementos e levantar fundos para a organização terrorista.
Segundo um porta-voz, ele também teria ligações com Mohamed Setmarian Nasar, que dirigia campos de treinamento de terroristas no Afeganistão.
Em Washington, uma autoridade do Departamento de Justiça declarou que o FBI está analisando os vídeos para determinar se os homens pretendiam atacar os pontos turísticos norte-americanos. Uma força-tarefa do FBI está trabalhando com policiais na Espanha para localizar e capturar supostos terroristas, incluindo aqueles suspeitos que viajaram aos Estados Unidos nos últimos anos.